A filosofia Ubuntu continuou a ser trabalhada no CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Durante este ano, foram capacitados 125 colabores e impactaram-se 234 clientes.
Destaque para a realização do Workshop Vidas Ubuntu, onde foram gravadas histórias de vida, para mais tarde ver e ouvir no Museu Digital Vidas Ubuntu. Entretanto, podem espreitar as histórias que têm vindo a ser contadas na primeira pessoa aqui: Museu Ubuntu Gaia.
Esta iniciativa tem como objetivo ser um programa de capacitação e desenvolvimento pessoal, destinado aos clientes do CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, desenvolvido a partir do modelo de ética do cuidado, de construção de pontes e de liderança servidora. O programa visa desenvolver competências junto dos colaboradores, com o objetivo de otimizar a sua intervenção e promover o sentido e propósito do trabalho que desenvolvem, aumentando a orientação para o serviço aos clientes.
O feedback dos colaboradores tem sido positivo, como pode ler-se no site. Têm aprendido a " Ir até à outra margem, mesmo que haja risco e incerteza", comprovaram "que tudo é impossível até que seja feito", "que o trabalho em equipa é fundamental, "que a escuta ativa facilita a construção de pontes e que a empatia melhora o serviço" e que "todos, tal como as pontes, podemos ser o ‘alicerce’ na vida de alguém."
Os cliente, depois de participarem na Semana Ubuntu, sentem-se mais autoconfiantes, resilientes, empáticos, realizados. À lista acrescentam o facto de se sentirem com mais vontade de se colocarem ao serviço do outro, mais tolerantes e capazes de perdoarem e de resolver conflitos, com mais esperança e com mais competências pessoais e sociais e com maior autoconhecimento