O Método Ubuntu já chegou ao Ensino Superior

Em abril, o  ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Politécnico de Coimbra - IPC) acolheu o encontro de lançamento da Rede Nacional Ubuntu e Ensino Superior.

Com mais de 50 Instituições de Ensino Superior representadas, o Seminário serviu para aprofundar reflexões sobre aplicação e o impacto do Método Ubuntu nos contextos de aprendizagem, ensino e serviços sociais do Ensino Superior e lançar os próximos passos de intervenção.

Pode ver ou rever o momento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UR2PRQRwbJQ&ab_channel=AcademiadeL%C3%ADderesUbuntu

Foi durante o mês de setembro que arrancou a capacitação de jovens do Ensino Superior com Formações de Formadores e Semanas Ubuntu. De norte a sul do país, mais de uma dezena instituições do Ensino Superior decidiram fazer parte desta rede Ubuntu e realizaram a capacitação de Formadores e participantes Ubuntu.

Porto, Coimbra, Viana do Castelo, Portalegre e Lisboa são algumas das cidadades que decidiram fazer parte da rede de instituições e que começaram a implementar o método Ubuntu, como resposta ao acolhimento de novos estudantes no início do ano letivo. Depois da capacitação destes novos formadores, arrancaram as Semanas Ubuntu.

Nas palavras dos envolvidos, só assim se consegue reinventar a forma como se está no Ensino Superior: a inspirar caminhos conjuntos, para que a comunidade Ubuntu seja trabalhada e, como resultado, seja feito um salto qualitativo neste patamar de Ensino.

Um grupo no Instituto Europeu de Estudos Superiores abraçou uma Semana Ubuntu e fez chegar o seu testemunho:  "Obrigada a cada um e a cada uma que abraçou esta Semana Ubuntu e que acredita numa humanidade comum e interdependente".

IPAV

O IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA é uma associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que tem por missão a promoção da dignidade humana, estando, em Portugal e no mundo, entre os líderes em inovação social, para a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade na diversidade”.

Contactos

Para mais informações sobre o IPAV e os seus projetos, pode contactar-nos pelos seguintes meios:

Geral: secretariado@ipav.pt
  Faturação: daf@ipav.pt