Ubuntu Fest

Ubuntu Fest

Entre os dias 15 e 17 de julho, em Tomar, celebrou-se o Ubuntu Fest.

Neste evento conseguimos reunir mais de 400 alunos e educadores das Comunidades Ubuntu de todo o país para participarem nos riquíssimos painéis com convidados nacionais e internacionais, nas  diversas sessões paralelas e no sem número de momentos de celebração.

Contamos com vários contributos de convidados internacionais como os de Jennifer Adams, Lesley Le Grange , Heinrich Volmink que nas Jornadas Científicas Da Academia de Líderes Ubuntu, nos deram a conhecer e compreender as metodologias implementadas e refletir sobre os novos passos a dar nos tópicos do desenvolvimento de capacidades socio emocionais e da validação científica dos impactos.

Contamos também com a participação do Ministro da Educação, João Costa, que foi acolhido, com grande entusiasmo pelo auditório Ubuntu.

O Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria preparou uma noite cultural completa e dinâmica, cheia de surpresas musicais, sem esquecer o toque da tradição tomarense e também uma visita à cidade acompanhada dum teatro cultural que terminou em grande na Piscina Municipal de Tomar com o merecido refresco para todos os participantes nestes dias de calor.

O último dia ficou marcado pela reflexão sobre experiências Ubuntu, pela partilha cheia de esperança de Francisco Vera e pela homenagem ao Engenheiro Roberto Carneiro, uma figura determinante na consolidação do projeto Ubuntu.

 O festival Ubuntu terminou em grande com uma visita ao icónico Convento de Cristo de Tomar, em jeito de celebração, com grandes rodas de danças do mundo entre os participantes de uma Comunidade cada vez mais próxima.

A Comunidade Ubuntu prossegue assim caminho, certa de que estas oportunidades únicas são fonte de motivação para continuar a mudar o mundo em conjunto, a partir da premissa Ubuntu "Eu sou porque tu és".

Fica a nota de gratidão a todos os que tornaram o Festival ainda mais amplo e repleto de riqueza!

👉 O Ubuntu Fest não fica por aqui, a próxima paragem é o de Vila Nova de Gaia, em outubro de 2022!


Print  

IPAV

IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA is a non-profit civic association, recognized as a public utility organization (IPSS) and a Non-Governmental Organization for Development (NGDO), whose mission is the promotion of human dignity. It is a leading organization in social innovation and a specialist in collaborative culture promoting "unity in diversity", in Portugal and in the world.

Contacts

For more information about the IPAV and your projects, you can contact us through:

  Email: secretariado@ipav.pt
  Billing: daf@ipav.pt

Lisbon:
 +351 21 585 53 09
Rua Marciano Henriques da Silva, 32B
  1600-878 Lisboa

Porto:
+351 22 332 21 30
Pr. Francisco Sá Carneiro, 271 Galerias
  4200-314 Porto

Projects

Academia de Líderes Ubuntu


Govint


Frente Atlântica