Neste IV reencontro repleto de emoções, juntaram-se mais 1200 participantes em formato presencial, inúmeros momentos especiais e um ilustre painel de convidados nacionais e internacionais. A iniciativa é o resultado do esforço conjunto de mais de 400 escolas de norte a sul do país e do trabalho realizado pelos participantes, formadores, educadores e assistentes operacionais. O ENEU não conhece fronteiras e fez chegar testemunhos inspiradores, vindos dos vários cantos do mundo!
A quarta edição do evento arrancou com as vozes do Coro Ubuntu Júnior. A sessão de abertura incluiu também as palavras de Rui Marques, Presidente do IPAV - Instituto Padre António Vieira, que destacou ser um “momento muito especial e uma razão de ânimo” para querer continuar “a agir e construir a mudança ”. Deixou um agradecimento especial a toda a comunidade escolar desde os professores, psicólogos, até às assistentes operacionais pelo seu “extraordinário exemplo, dedicação, serviço, paixão e compromisso”.
Rui Marques terminou o seu discurso numa palavra para todos os participantes Ubuntus. “Acreditamos na vossa geração. Sabemos que podem fazer a diferença no mundo que querem construir.” O presidente do IPAV agradeceu por “irem mais longe”, por quererem “ser farol em tempos de tempestade” e por verem “que existe luz apesar de toda a escuridão.” Guilherme d'Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e José Vitor Pedroso, Diretor Geral da Educação, também subiram a palco para dar as boas-vindas ao dia de celebração da filosofia Ubuntu.
A apresentação esteve a cargo dos Ubuntus Zé Pedro Cobra, Maria João Guerra e Tcherno Baldé.
Os participantes também se fizeram ouvir. "É muito bom estar aqui novamente". Nas palavras de uma educadora Ubuntu, este método "transforma as pessoas. É uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a ser melhores pessoas e pessoas mais fortes.”
No Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a audiência pôde conhecer histórias carregadas de impacto. Entre elas, o testemunho do tenista da Serra Leoa Jalloh Sam, do empreendedor social Fábio Silva, de José Luís Gonçalves (Presidente do Conselho Científico Ubuntu), de Bhoye Diallo (Formador Ubuntu) e Teresa Marinho (Educadora Ubuntu), a que ninguém conseguiu ficar indiferente.
A Tutu Foundation também marcou presença e foi representada por vários membros da Fundação, que continuam o legado Ubuntu de Desmond Tutu. Entre eles, Clive Conway, Kheron K. Gilpin e John Battersby. Durante a tarde, ainda se viajou pelos vários cantos do mundo, com “Ubuntu no Mundo”. No palco, esteve presente Ángel Serrano (Ubuntu Espanha e Fundação Tomillo), Ana Paula Laborinho (Diretora do Escritório Nacional da OEI Portugal e Diretora Geral de Bilinguismo e Difusão da Língua Portuguesa) e Jéssica Ramirez (ALU LATAM, Colômbia). A iniciativa ficou completa com os momentos musicais, protagonizados pelas Ubuntu Luísa Vidal e Margarida Vieira.
Na quarta edição do evento, Rui Vilar foi laureado como Ubuntu Honoris Causa. O Administrador e ex-Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian por ter apoiado o projeto Ubuntu em todas as suas vertentes, contribuindo sempre com dedicação e espírito servidor. Rui Marques afirmou que este é um reconhecimento público a “quem ajudou ao longo do processo para que o Ubuntu tivesse a possibilidade de nascer”. O Presidente do IPAV - Instituto Padre António Vieira agradeceu “pelo exemplo e pela inspiração” que Rui Vilar foi dando ao longo deste caminho.
“Eu sou também um homem grato e estou grato por vos poder agradecer”, referiu o laureado. Durante o seu discurso, o ex-Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian deixou três agradecimentos. Estes foram dirigidos a Rui Marques, por ser um “líder forte e resiliente. É de força e tranquilidade que se fazem os grandes projetos” e aos colegas Ubuntu, por serem “um exemplo que faz acreditar que realmente é possível um mundo melhor”. Por último, deixou um agradecimento à vida: “Na minha vida time imensos desafios e oportunidades. Dias difíceis e dias maus, mas tive dias como este em que o coração se enche de esperança e de alegria”.
A equipa do IPAV - Instituto Padre António Vieira e da Academia de Líderes Ubuntu quer agradecer a todos os envolvidos que fizeram parte deste processo de organização, montagem e execução. Só graças ao trabalho em equipa, é possível ver o resultado do lema “eu sou porque tu és”. Obrigado a todos aqueles que deram luz a cada lugar da Fundação Calouste Gulbenkian.
Recorde os vários momentos, no canal de Youtube da Academia de Líderes Ubuntu: Playlist ENEU!