Ubuntu Fest Espinho celebrou criatividade, memórias e tradição
Entre os dias 17 e 21 de novembro, Espinho recebeu mais uma edição do Ubuntu Fest, um evento que celebra criatividade, empatia e comunidade, envolvendo escolas, parceiros locais e diferentes gerações. Nesta edição, participaram 3 escolas, 4 turmas, 36 adultos, 100 crianças e várias entidades parceiras, entre elas a Cerci Espinho, Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE), MEERU e Uma Causa Por Dia.
Os primeiros dias: expressão criativa e histórias solidárias
O primeiro dia trouxe uma oficina de expressão criativa, dinamizada pela Cerci Espinho, com a turma do 3.º ano da Escola Básica n.º 2 de Espinho. Um momento de imaginação, colaboração e espírito Ubuntu.
No segundo dia, a turma do 3.º ano da Escola Básica de Paramos recebeu uma Hora do Conto com o livro solidário “Hoje, vou voar”, da organização Uma Causa Por Dia. A totalidade das receitas do livro reverte para a MEERU, que trabalha pela inclusão de pessoas migrantes e refugiadas em Portugal.
Dois dias, duas histórias, o mesmo propósito: criar pontes e celebrar o que nos torna mais humanos.
Memórias que constroem comunidade
O terceiro dia decorreu na sede da ADCE, onde a comunidade sénior foi convidada a trazer uma fotografia ou objeto da sua vida em Espinho. As memórias foram partilhadas e colocadas num mapa da cidade, criando um verdadeiro mosaico vivo da história local. A sessão terminou com cantorias e doces típicos, um encontro cheio de calor humano e identidade comunitária.
Um encerramento cheio de ritmo e tradição
O Ubuntu Fest Espinho terminou com dois momentos dinamizados pela Cerci Espinho na Escola Básica Integrada Sá Couto: uma sessão de musicoterapia com uma turma do 5.º ano e um workshop de rancho para a turma do 3.º ano
Do ritmo à tradição, estes momentos celebraram a força da cultura local e a importância de criar espaços onde todos podem participar, expressar-se e sentir-se parte.



