Informação Institucional
O IPAV é uma ONGD portuguesa que atua a nível mundial na capacitação e intervenção ao nível do capital humano e relacional dos sistemas sociais, organizacionais e comunitários.
Concretiza a sua missão de promover e restaurar a Dignidade Humana - diminuída nas suas múltiplas formas, no tempo complexo e fragmentado que se acentua - através da conceção de projetos socialmente inovadores que contribuam para a geração de sentido e propósito nas pessoas e nas organizações.
O IPAV é especializado na formação e capacitação; na prospetiva e diagnóstico; na produção de conhecimento; na implementação de ações no terreno e na conceção e realização de eventos.

Assembleia Geral
.png)
Joaquim Pedro Cardoso da Costa é jurista desde 1991, árbitro do CAAD – Centro de Arbitragem Administrativa e of counsel da Pragma desde 2023. Foi provedor-adjunto de justiça (2017-2022) e secretário de Estado para a Modernização Administrativa do XIX Governo Constitucional (2013-2015).Foi também assessor jurídico do Presidente da República (2006-2008), de presidentes da Assembleia da República (2002-2005 e 2011-2013), do presidente do Tribunal Constitucional (1998-2002), do representante da República para a Região Autónoma da Madeira (2011), do gabinete dos Juízes do Tribunal Constitucional (1990-1991) e dos Ministros do Mar (1993-1995) e da Justiça (1988-1990).Atualmente é diretor do Centro Jurídico do Estado (CEJURE).
.png)
Margarida Neto é médica psiquiatra, e reconhecida pelo seu envolvimento na área da saúde mental e nas causas sociais. Trabalha na Casa de Saúde do Telhal, uma instituição da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, onde coordena a unidade de Alcoologia entre outras funções clínicas. É atualmente presidente nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP) para o triénio 2024-2026 e membro de vários órgãos de ligação entre a Igreja e a vida pública: integra o Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, participa na Comissão Diocesana de Abusos de Menores, colabora com a Federação Portuguesa Pela Vida e exerce funções políticas locais como deputada na Assembleia Municipal de Lisboa.
.png)
Mariana Barbosa é psicóloga e investigadora, especializada em Psicologia da Justiça, Psicologia da Paz e Direitos Humanos. É Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e coordena vários projetos nacionais e internacionais como o Heroic Imagination Project em Portugal, projeto internacional fundado por Philip Zimbardo. Está envolvida em programas de prevenção da radicalização e violência extremista, como o projeto europeu Safe Zone. É a representante da UCP na Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR) e foi fundadora e coordenadora no terreno do programa de voluntariado “Plataforma de Apoio a Refugiados - Linha da Frente” em Lesvos, na Grécia.
Direção

Rui Nunes da Silva é licenciado em Engenharia Informática por formação académica e em Engenharia Social por experiência profissional. A partir desta abordagem multidisciplinar tem-se dedicado às causas cívicas, sociais e políticas, bem como às áreas da gestão de sistemas.Foi Secretário-Geral do MEP - Movimento Esperança Portugal e diretor da Digital Forum, empresa participada da Press Forum. S.A. com a qual também colaborou entre 2009 e 2018.Foi, desde 2011, Secretário-Geral do IPAV e assistiu à criação e implementação da Academia de Líderes Ubuntu desde o seu início, da qual foi co-fundador e formador. Lifderou e participou em várias missões de internacionalização do projeto na Europa, na Ásia, em África, na América Latina e nos Estados Unidos.
.png)
José Luís Gonçalves é Diretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), integrando também o corpo docente como Professor Adjunto no Departamento de Educação Social. Acumula responsabilidades de gestão institucional, participação em órgãos de governo superior da escola e coordenação de estratégias pedagógicas e institucionais. É autor de diversas publicações nas áreas de educação não formal, pedagogia social, intervenção comunitária, métodos educacionais e temas como “Educação para a Dádiva”, reconhecimento e exclusão social: Participou ativamente no debate científico em torno de práticas educativas críticas e inclusão social. É fundador e presidente do Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu.
.png)
Eugénia Quaresma é licenciada em Psicopedagogia Curativa, com especialização em teorias e técnicas psicopedagógicas e grupos operativos. É diretora nacional da Obra Católica Portuguesa de Migrações e diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana, órgão responsável pela coordenação das iniciativas da Igreja em Portugal no âmbito das migrações, turismo, comunidades ciganas e apostolado do mar. Foi participante da primeira edição da Academia de Líderes Ubuntu, em 2010, e ao longo dos anos tem sido formadora e colaborou noutros projetos de formação ligados à metodologia Ubuntu — como o projeto Vidas Ubuntu. É membro fundadora do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo e da iniciativa Consenso Imigração.
Conselho Fiscal

Miguel Alves é economista no Fundo Monetário Internacional (FMI) e especialista em Estatísticas das Finanças Públicas, Análise de Políticas Económicas e Políticas Fiscais.Até 2009 trabalhou no Instituto Nacional de Estatística (INE), onde aplicou os seus conhecimentos analíticos para produção de estatísticas oficiais e apoio à tomada de decisão pública.
.png)
Sérgio Leandro é diretor da ESTM-Politécnico de Leiria, onde também é Professor Coordenador com Agregação. É biólogo de formação, mestre em Ciências das Zonas Costeiras e doutorado em Biologia, com agregação em Biologia pela Universidade de Aveiro. Faz parte integrante do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente no Politécnico de Leiria e é coordenador científico do SmartOcean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche.

Luis Maria Andrada é atualmente Head Project Manager na Afaplan EPCM, com base em Lisboa, onde lidera projetos nas áreas de engenharia e gestão de empreendimentos. É licenciado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico. É membro fundador da Associação Eu Sou Porque Tu és e do projeto Ubuntu Rugby.
Documentos e Informações
Pode descarregar e consultar todos os documentos institucionais do IPAV. Se quiser saber mais detalhes, pode contactar-nos através do e-mail secretariado@ipav.pt.
Convoca-se, nos termos legais e estatutarios, a Assembleia Geral Ordinaria da Associação denominada, INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA (abreviadamente designado por “IPAV”), associação de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, com o número 507 143 841, registada como IPSS na Direção-Geral da Segurança Social, sob o n.º 7/2014, com sede na Travessa das Pedras Negras, nº 1, 4º andar, 1100-404 Lisboa, para reunir no dia 16 de dezembro de 2025, pelas 18h00m, na Rua Marciano Henriques da Silva, n.º 32B, 1600-878 LISBOA, em virtude de na data prevista a sede social não reunir condições para a realização desta Assembleia, bem como por meios telemáticos para os residentes no estrangeiro.
Apoie a nossa missão
Descubra como pode contribuir para as nossas iniciativas e fazer a diferença na comunidade.
