Revista Ubuntu #3 e Literacia Digital: um encontro para pensar o futuro da Educação
No dia 20 de novembro, o Centro Multimeios de Espinho recebeu a comunidade Ubuntu para um encontro dedicado ao diálogo entre ciência, educação, empatia e literacia digital. Um dia inteiro que articulou o lançamento da 3.ª edição da Revista Ubuntu com a Conferência sobre Literacia Digital com o Contributo Ubuntu, reunindo investigadores, educadores, diretores de escolas, parceiros institucionais e especialistas de várias áreas.
Lançamento da 3.ª edição da Revista Ubuntu
A sessão da manhã iniciou-se com as boas-vindas de Rui Nunes da Silva, Presidente do IPAV, seguindo-se o enquadramento da nova edição por José Luís Gonçalves e Madalena Alarcão, coordenadores do Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu.
O momento central foi dedicado à entrevista temática sobre marcadores biológicos da empatia, com Rui Marques, coordenador do Relational Lab, e Diana Prata, neurocientista e autora do estudo publicado neste número da revista. A investigadora destacou como o cérebro humano é moldado pela relação e pela proximidade, reforçando que “a qualidade das nossas ligações é um dos maiores fatores de proteção para a saúde, para a felicidade e para a vida plena”.
Seguiu-se o painel “Eco final do trabalho científico a partir do terreno”, com contributos de Alzira Roso, subdiretora do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, e João Trigo, diretor do Colégio Efanor, que partilharam o impacto do método Ubuntu no quotidiano das suas comunidades educativas.
O lançamento concluiu com a nota final e convite à leitura desta nova edição, que reúne investigação nacional e internacional sobre impacto social, empatia, desenvolvimento socioemocional, cidadania e metodologias educativas transformadoras.
A revista já está disponível para consulta, aqui.
Conferência sobre Literacia Digital com o Contributo Ubuntu
Durante a tarde, teve lugar a Conferência sobre Literacia Digital, iniciada com a sessão de abertura e a intervenção de Cosmin Nada, coordenador da publicação Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas. O investigador apresentou desafios e oportunidades para promover uma relação mais equilibrada e saudável entre jovens, escolas e o mundo digital.
Seguiu-se a apresentação dos resultados da iniciativa “Literacia Digital com o Contributo Ubuntu”, desenvolvida em escolas que exploraram, ao longo do último ano, práticas educativas que promovem bem-estar digital, empatia e responsabilidade relacional no ambiente online.
O painel “O que significa ser digital… e humano?”, moderado por Mariana Reis Barbosa (Universidade Católica Portuguesa), juntou Hélder Pais (Direção-Geral da Educação), Idalina Santos (Centro de Competência TIC da Universidade Aberta) e Luís Novais (Agrupamento de Escolas da Batalha). Um diálogo profundo que explorou a necessidade de cultivar competências digitais críticas, éticas e humanistas num contexto cada vez mais marcado por algoritmos, polarização e desafios à convivência democrática.
A conferência encerrou com um Compromisso Coletivo facilitado porRui Nunes da Silva e Rui Marques, sublinhando a importância de continuar a construir escolas digitalmente competentes, seguras, conscientes e centradas na dignidade de cada pessoa.
Um dia de ciência, prática e comunidade
Este encontro mostrou, uma vez mais, que o método Ubuntu vive do cruzamento entre conhecimento científico, experiência no terreno e uma pedagogia profundamente humana.
A 3.ª edição da Revista Ubuntu e a reflexão sobre Literacia Digital são contributos essenciais para pensar - e transformar - a educação, num tempo em que cuidar das relações é tão urgente como compreender a tecnologia. Todas as fotografias disponíveis em https://flic.kr/s/aHBqjCBRxB.

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