Programa de Mentoria Ubuntu promove inclusão e desenvolvimento em Lamu
A ALU Lamu implementou um programa de mentoria Ubuntu dirigido a 36 jovens em risco de radicalização, com uma seleção realizada de forma equitativa, garantindo a participação de jovens muçulmanos e cristãos, bem como de homens e mulheres.
O programa integrou uma formação de formadores, seguida de seis meses de mentoria baseada nos cinco pilares da metodologia Ubuntu, e ainda um mês de formação em empreendedorismo social e criação de emprego. Esta iniciativa do IPAV contou com o apoio financeiro da Associação Dona Ajuda e da Associação Ruben Fernandes.
Como resultado do percurso desenvolvido, os participantes conceberam projetos orientados para responder a necessidades reais das comunidades locais. Um dos projetos destacou-se pela sua relevância social, ao propor o fornecimento de água e eletricidade a uma comunidade isolada e em situação de vulnerabilidade, onde reside uma das participantes do programa. A ideia foi desenvolvida coletivamente pelos jovens Ubuntu e apresentada num pitch de financiamento, realizado via Zoom, às duas associações portuguesas apoiantes.



