Formação Ubuntu na América Latina: Colômbia e Brasil
Formação de Formadores em Cúcuta, Colômbia
Nos dias 22 e 23 de janeiro, realizou-se uma sessão de partilha metodológica no Colégio Julio Pérez Ferrero, com 15 docentes. Esta iniciativa teve como objetivo fortalecer as Escolas Ubuntu na América Latina e evidenciar os impactos da ALU, preparando os formadores para, durante a primeira semana de fevereiro, formar 70 estudantes.
O acompanhamento da Academia na comunidade educativa considera três dimensões essenciais: saúde mental e bem-estar individual, convivência escolar e liderança e participação. Esta formação contribui para consolidar as competências dos formadores e apoiar o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma cultura Ubuntu na escola.
Formação de Líderes Ubuntu no Brasil
No Brasil, a Academia de Líderes Ubuntu realizou formação com 13 profissionais do projeto “Líderes na África”, uma iniciativa ligada ao projeto Fraternidade sem Fronteiras em Malawi.
Esta ação evidencia como o Ubuntu constrói pontes entre diferentes culturas e países, promovendo intercâmbio de experiências, valores humanos e liderança comunitária em contextos diversos. Os participantes fortaleceram competências de liderança e colaboração, reforçando o impacto social do Ubuntu na região.



