Bolsa de Formadores/as Ubuntu: formar para transformar
O mês de outubro arrancou em grande, com o início de mais um ciclo de formação no âmbito da Bolsa de Formadores/as Ubuntu.
Após uma etapa de candidatura e de seleção, reunimos um grupo diverso e comprometido de pessoas ligadas à Academia de Líderes Ubuntu, que partilham o propósito de sermos, enquanto formadores Ubuntu, mensageiros de esperança, colaborando com o IPAV nas suas diferentes áreas de atuação e contribuindo para o fortalecimento da sua missão.
A Bolsa de Formadores/as Ubuntu é uma oportunidade única de pôr em prática as aprendizagens adquiridas na Academia de Líderes Ubuntu e de viver, na primeira pessoa, o impacto que esta tem nas comunidades e nos diversos contextos educativos, sociais e comunitários em que atua. As pessoas que integram a Bolsa assumem um compromisso com os valores da ética do cuidado, da construção de pontes e da liderança servidora, eixos fundamentais da filosofia que orienta o método Ubuntu.
O ciclo de formação decorreu em três momentos complementares, que proporcionaram uma experiência progressiva de aproximação ao método e à prática Ubuntu:
- Para marcar o início deste caminho partilhado, realizou-se a sessão de apresentação do programa no dia 14 de outubro;
- De seguida, no dia 16 de outubro, a formação online sobre os fundamentos e referências pedagógicas do método Ubuntu permitiu o enquadramento e aprofundamento do conceito e do método Ubuntu.
- Por fim, realizou-se a formação residencial, nos dias 25 e 26 de outubro, em Coimbra. Durante estes dois dias imersivos, os futuros formadores/as Ubuntu tiveram a oportunidade de explorar as dinâmicas e os materiais do método Ubuntu através de momentos de partilha, aprendizagem e experiência vivida, aprofundando a sua preparação para futuras ações formativas.
Movidos por um profundo sentido de missão e esperança, estes novos formadores/as juntam-se agora a rede Ubuntu mais alargada, colaborando com a equipa do IPAV nos diferentes contextos de intervenção da Academia de Líderes Ubuntu, e dando continuidade a uma caminhada feita de cuidado, empatia e construção de pontes.


.jpg)

