Conferência "Inovação Social: Quando as Ideias Geram Mudança"

Dec 11, 2025
8 min. leitura
Conferência "Inovação Social: Quando as Ideias Geram Mudança"

De forma a encerrar o ano de forma inspiradora, o CISAA promoveu a conferência “Inovação Social: Quando as ideias geram mudança”, no dia 11 de dezembro, no Auditório Abílio Amiguinho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. O evento reuniu cerca de 65 participantes e teve como tema central a Inovação Social e a capacidade de as ideias se transformarem em motor de progresso e mudança.

A Sessão de Abertura deu o mote, reforçando o compromisso das entidades implementadoras – o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o Instituto Padre António Vieiria (IPAV)  –  e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), enquanto investidor social. O momento foi seguido pelas palavras inspiradoras de Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, estrutura pioneira no financiamento e Iniciativas de Inovação Social em Portugal e na Europa.

A manhã destacou a importância da comunidade no empreendedorismo de impacto, através do caso prático da AMAL Soap, um negócio social da MEERU – Abrir Caminho. O evento deu a conhecer outros projetos de intervenção social em diferentes escalas - internacional, nacional, regional e local - como The Big Hand, Ubuntu no Bairro, Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo e iniciativas culturais do Alto Alentejo (Era Uma Voz, Cabeçudos e Cooperativa da Alegria).

No período da tarde, a sessão continuou com a apresentação dos resultados preliminares do "Estudo para a Inovação Social e o Empreendedorismo de Impacto no Alto Alentejo". Este estudo está a ser desenvolvido pelo CISAA, sob a orientação do Diretor da ESECS, João Emílio Alves, com a colaboração dos professores Adelaide Proença, Ana Balão e José Maria Carvalho, todos pertencentes à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

De seguida, a atenção virou-se para o futuro: os participantes da APIS , apresentaram os pitchs das ideias que pretendem implementar no território. As 9 propostas foram avaliadas por um júri constituído por elementos estratégicos do IPP (os professores Artur Romão, Alexandre Martins e Fernanda Policarpo), da CIMAA (Lídia Fonseca), e ainda da EAPN Rede Anti Pobreza (Isabel Lourinho). As ideias escolhidas pelo júri serão incubadas pelo CISAA já em 2026.

No encerramento, o Diretor da ESECS, João Emílio Alves, inspirou a audiência para o trabalho contínuo em prol da coesão social do Alto Alentejo. O Diretor reforçou o que foi sendo refletido ao longo do dia, que as relações e as novas formas de colaboração, promovidas pela inovação social, são essenciais para alcançar impactos significativos e duradouros na comunidade.

Álbum completo aqui.

Instituto Padre António Vieira
Organização

Apoie a nossa missão

Descubra como pode contribuir para as nossas iniciativas e fazer a diferença na comunidade.