Nos últimos meses, o IPAV iniciou um trabalho junto do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e do ISS – Instituto de Segurança Social, em torno deste novo conceito “Melhores relações para melhor serviço público”.
Numa análise multidimensional (Melhores relações com os cidadãos, dentro das equipas, entre departamentos, multinível, com outros departamentos do Estado ou com organizações da sociedade civil) e usando como metodologia a Teoria da Mudança, têm vindo a trilhar caminho em direção a um “Estado Relacional”.
A abordagem à compreensão dos problemas sociais complexos, e a busca da melhor forma de agir perante eles, levou à compreensão clara das dinâmicas sistémicas, que apontam para a relevância das relações. Pois se é verdade que os problemas começam nas relações e se tornam complexos, a solução também está nas relações. Essa é a aposta clara. Nelas e só através delas conseguiremos ir mais longe na construção de modelos organizativos de intervenção mais eficazes para lidar com a complexidade.