Ubuntu Fest Gaia: é na comunidade que encontramos as melhores relações!

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro a comunidade Ubuntu juntou-se para a terceira edição do Ubuntu Fest Gaia. Os participantes puderam viver momentos muito ricos e esclarecedores que testemunharam os impactos da metodologia Ubuntu aplicada às Comunidades.

Durante estes dias em Vila Nova de Gaia, os participantes encontraram um ambiente repleto de espaços que convidaram a novas aprendizagens, workshops, conferências, partilha de ferramentas, momentos de lazer e atividades dos Clubes Ubuntu.

Entre os vários momentos que preencheram o evento, destaque para a pintura do mural Ubuntu no Bairro - que pode visitar no Parque da Lavandeira - pelas mãos de Nuno Palhas e membros da comunidade gaiense.  A caminhada “Um passo pela saúde mental” - em conjunto com a associação Agirar - Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Psicose - mobilizou mais de 100 pessoas, que percorreram o percurso junto da Praia das Pedras Amarelas.

No CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, comprovou-se o poder da relação na estratégia de reabilitação, com base na experiência Ubuntu. Foram ouvidos vários intervenientes que, de alguma forma, estiveram ou estão ligados ao projeto, onde partilharam o impacto que isso teve nas suas vidas. Além disso, houve tempo para escutar  vozes de outros continentes, no segmento Ubuntu Global Network. Moderado por Eduardo Seidenthal, os oradores convidados foram Moses Machipisa, do Zimbabué; Ako Oko e Kelechi Ezeigwe, da Nigéria e Ntongolozi Bembe Motha, da África do Sul.

Durante a Conferência Internacional “Relaciono-me logo Cuido(me) - Contributos Ubuntu para a promoção de bem-estar e saúde mental nas escolas e cidades”, comprovou-se o impacto da metodologia Ubuntu nas Escolas e a forma como isso se reflete na sociedade que queremos criar

O último dia deste Ubuntu Fest de Gaia foi passado no meio da natureza, no Parque Biológico de Gaia.

Recorde alguns dos melhores momentos aqui: 3ª edição Ubuntu Fest Gaia