Em julho, os caminhos foram dar a Tomar para mais uma edição do Ubuntu Fest.
A Academia de Líderes Ubuntu reuniu-se durante três dias para um programa de encontro, partilha e celebração do Dia Mandela e do seu legado. Estiveram presentes centenas de alunos e educadores das Comunidades Ubuntu espalhadas por Portugal.
O evento arrancou com as Jornadas Científicas, realizada a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Científico da ALU e de convidados internacionais, como Jennifer Adams, Lesley Le Grange e Heinrich Volmink. Desta forma, os participantes puderam não só conhecer resultados, mas compreender melhor como funcionam as metodologias implementadas e aspetos a melhorar no futuro.
A Noite Cultural, organizada pelo Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria, foi outro dos grandes momentos do evento. O Ubuntu Fest não seria o mesmo sem a habitual organização de diferentes painés de reflexão. Os convidados que subiram a palco, como Madalena Alarcão (Universidade de Coimbra / Conselho Científico Ubuntu), Benedita Rocha e Sandra Teixeira (Centro de Reabilitação Profissional de Gaia), refletiram sobre a educação e o método Ubuntu.
O Festival não podia ter terminado da melhor forma, com a visita ao Convento de Cristo de Tomar. O momento teve direito a rodas de dança do mundo entre os participantes da Comunidade Ubuntu.
O vídeo do Ubuntu Fest de Tomar pode ser visto (ou revisto) aqui: Ubuntu Fest Tomar 2022