Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2020 realizou-se a V Conferência Internacional sobre Governação Integrada, dedicada ao tema “A Era da Colaboração – contributos para uma agenda transformadora”. Objetivou mobilizar para uma cultura colaborativa na gestão de problemas complexos, procurando uma abordagem integrada e eficaz na construção de soluções.
A sessão de abertura, dia 30, foi feita por Frank Moulaert, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Leuven. Durante a manhã, foi possível assistir a diálogos de 30 minutos sobre temáticas enquadradas no tema geral da conferência. Cada diálogo foi protagonizado por dois convidados de mundos diferentes – Teresa Fragoso (Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e Virginia Gil (Diretora Fundación para la Convivencia ASPACIA, Espanha); Fernando Medina (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa) e Eduardo Vítor Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia); Rui Marques (Coordenador Executivo do Fórum para a Governação Integrada) e Elisabete Fernandes (Maestrina e Diretora do CAL); José Caldas de Almeida (Professor da Nova Medical School e Presidente do Lisbon Institute of Global Mental Health) e Benedetto Saraceno (Secretário-Geral do Lisbon Institute of Global Mental Health, Itália); e Pedro Cunha (Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento) e Ángel Serrano Almodóvar (Coordenador dos Centros de Formação Profissional Jesuítas Espanha, Espanha). Já durante a tarde, decorreram seis sessões paralelas em diversos espaços de Lisboa, sobre a partilha de boas práticas e aprendizagem de metodologias colaborativas. O dia terminou com a Sessão de Encerramento do Ano Nacional da Colaboração, com Sua Excelência Senhor Presidente da República.
O mesmo modelo inovador se seguiu no dia 31, desta vez com Sérgio Cintra (Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e António Fonseca (Psicólogo e Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto); Filipe Almeida (Presidente do Portugal Inovação Social) e Fábio Silva (Empreendedor Social, fundador dos projetos Transforma Brasil, Porto Social e Novo Jeito | Brasil); Rosário Farmhouse (Presidente Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens), Fatu Banora (Estudante) e Alfredo Ferreira (Técnico social no projeto Raíz E7G); Jorge Moreira da Silva (Diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE) e Viriato Soromenho-Marques (Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa); e Diana Prata (Investigadora do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa) e José Manuel Henriques (Professor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). A sessão de encerramento contou com Edmundo Martinho (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa). Sucederam-se, durante a tarde, mais cinco sessões paralelas.
No total, a conferência recebeu 976 participantes, 5 oradores internacionais e organizou 11 sessões paralelas em diferentes espaços e em parceria com outras instituições.