Academia de Líderes Ubuntu Júnior

A Academia de Líderes Ubuntu Júnior pretende promover uma intervenção a partir das crianças, através do trabalho próximo com a escola e do envolvimento das suas famílias e, desta forma, contribuir para a diminuição do défice de capital social nos territórios EDL (BIP/ZIP) da Área Metropolitana de Lisboa.

O projeto pretende contribuir para a formação e a capacitação de agentes que serão os pilares da permanência do espírito Ubuntu no território, envolvendo as crianças, os educadores e a comunidade local na construção de comunidades educativas coesas e socialmente ativas. 

Este processo será possível através de uma intervenção que estimule as relações interpessoais, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a promoção da participação e envolvimento na comunidade dos educadores, das crianças e das famílias, tendo por base os fundamentos da metodologia Ubuntu: Ética do Cuidado, Construção de Pontes e Liderança Servidora.

Informações:

Designação do projeto |  Academia de Líderes Ubuntu Júnior
Código do projeto | LISBOA - 06-4740-FSE-000249
Objetivo principal | Contribuir para a diminuição do défice de capital social nos territórios EDL (BIP/ZIP), construir comunidades educativas coesas e estimular a confiança, a participação e o sentido de pertença dos seus membros.
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária | IPAV — Instituto Padre António Vieira

Data de aprovação | 01-11-2020
Data de início | 04-01-2021
Data de conclusão | 31-10-2023

Custo total elegível | 189.120,58 EUR

Objetivos:

— Capacitar educadores para uma ação sustentável e permanente de promoção da cidadania, do diálogo, da paz e da justiça social, desenvolvendo competências de resolução de conflitos e construção de pontes, entre e dentro das comunidades, através de uma formação acreditada.

— Capacitar crianças do 1º Ciclo EB enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades. Através de uma intervenção semanal no contexto escolar e de ações na comunidade educativa, pretende-se promover o desenvolvimento integrado de competências socioemocionais, com especial enfoque nas capacidades de construção de pontes, de cuidado e de liderança ao serviço das comunidades, desde logo na própria comunidade educativa.

— Dinamizar uma cultura da relação e confiança, combater o isolamento social e promover um sentido de cuidado e de serviço, através da promoção de atividades baseadas nos fundamentos da metodologia Ubuntu junto da comunidade educativa alargada (crianças, educadores, encarregados de educação, associações locais, grupos informais, entre outros agentes do território), por parte das crianças e educadores, ativando a participação cívica, o sentimento de pertença, colocando a escola ao serviço da comunidade e a comunidade como parte integrante da escola.

Formação Prática de Educadores

Escola Secundária Eça de Queiros, Lisboa

Imagino a sua história 

EB1 Ator Vale 10/03/2022

Entrega das t-shirts

EB1/JI Maria Barroso 17/02/2022

Momento de celebração após a entrega das t-shirts

EB Mestre Querubim Lapa 24/02/2022

0
Escolas Envolvidas
0
Alunos Participantes
0
Educadores Capacitados
0
Semanas Ubuntu

IPAV

O IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA é uma associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que tem por missão a promoção da dignidade humana, estando, em Portugal e no mundo, entre os líderes em inovação social, para a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade na diversidade”.

Contactos

Para mais informações sobre o IPAV e os seus projetos, pode contactar-nos pelos seguintes meios:

secretariado (@) ipav.pt

Lisboa:
+351 21 198 95 74 / +351 21 585 53 09
Rua Marciano Henriques da Silva, 32B
1600-878 Lisboa

Porto:
+351 22 332 21 30
Pr. Francisco Sá Carneiro, 271 Galerias
4200-314 Porto