Comunidade Ubuntu abriu a porta à Semana Ubuntu da Empatia

Hits: 1305

"A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo." (Krznaric)


De 13 a 17 de fevereiro, a Comunidade Ubuntu abriu a porta à Semana Ubuntu da Empatia, a partir de um programa de atividades e dinâmicas que promoiam a Empatia.

Todos os parceiros da rede da Academia de Líderes Ubuntu foram convidados a a participar, implementando as suas propostas criativas de atividades ou a partir das sugestões da Academia de Líderes Ubuntu.

A Semana Ubuntu da Empatia é uma iniciativa do IPAV, dinamizada pela Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a FORUM ESTUDANTE que procura, durante cinco dias, mobilizar iniciativas locais que promovam a empatia junto das Comunidades Ubuntu. Esta semana pretende envolver toda a Comunidade, ao longo do país.

O balanço final da Semana foi verdadeiramente inspirador!

Em mais de 115 concelhos de todo o país, foram dinamizadas mais de 600 atividades em mais de 200 instituições.

A Semana Ubuntu da Empatia, graças a todos os conteúdos criados e partilhados, registou um alcance de cerca de 52 883 pessoas nas redes sociais. Obrigado a todos aqueles que puseram a Empatia em prática nas escolas ou na suas Comunidades!

Conheça algumas das atividades dinamizadas:

🎮 Os alunos do primeiro ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional Gustave Eiffel, Polo do Lumiar criaram o Escape Room da Empatia.

🎨 Numa colaboração com a Educação Especial, o Agrupamento de Escolas da Batalha pintou um banco de jardim.

✋No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos deixaram a marca da sua mão com a sua visão sobre a empatia e o ser empático.

💌 A Empatia também foi distribuída na forma de elogios. O pessoal docente e não docente da Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos, foi convidado a escrever um elogio a alguém.

🖼️ O Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho montou a Exposição "Histórias de Vida. Histórias de Superação", com testemunhos de alguns dos seus alunos.

📖 No Agrupamento de Escolas André de Gouveia, as turmas do 1º, 2º e 3º ciclo organizaram sessões de leituras de contos e duas turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra aceitaram a missão de participar no "O jogo mais difícil do mundo".

🩺 A Escola Básica e Secundária de Anadia desafiou toda a comunidade a participar na Campanha do Pensinho Rápido, para ajudar a Associação Acreditar. Todos os interessados têm apenas de contribuir com uma caixa de pensos rápidos com motivos infantis, com a ideia de que podem fazer a diferença e confortar as crianças, na hora dos tratamentos.

🫶 No Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato houve uma "chuva de emoções” para reforçar os laços de conexão e o Agrupamento de Escolas de Ourém, juntamente com a Educação especial estão a espalhar empatia pela escola.

Print