Previous Next

Prémio António Brandão Vasconcelos: para que os jovens continuem a sonhar

Acessos: 2170

Numa homenagem ao co-construtor do projeto da Academia de Líderes Ubuntu, o Instituo Padre António Vieira e a Academia de Líderes Ubuntu atribuíram a primeira edição do prémio António Brandão Vasconcelos.

Com o objetivo de promover a educação superior de jovens líderes Ubuntu, Fatu Banora foi a primeira laureada com o Prémio

Aos oito anos saiu da Guiné-Bissau, país que a viu nascer, e veio para Portugal, na companhia do pai. Uma viagem que inicialmente seria temporária, para procurar respostas médicas, rapidamente acabou por tornar-se num plano definitivo.
 
Foi em Portugal que decidiu abraçar um longo caminho de aprendizagem, depois de uma fase de rebeldia durante a adolescência. A sua missão de compromisso cívico fê-la integrar vários projetos e associações, como os “Jovens sem Fronteiras” ou a sua participação na Academia de Líderes Ubuntu, que a ajudaram a encontrar um sentido para a sua vida.
 
Em 2020 ingressou no IPAV e tornou-se uma Ubuntu de mão cheia.
 

Graças a esta distinção, ingressou no Ensino Superior para concretizar o sonho de estudar Psicologia. Com o apoio da NTT Data, da Fórum Estudante e do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e da Forum Estudante o prémio, no valor de 5 000 euros, vai permitir que muitos outros jovens provenientes de contextos multidesafiados possam alcançar os seus objetivos.

O vídeo sobre a entrega do Prémio pode ser consultado aqui: 1 ª edição Prémio António Brandão de Vasconcelos

 
Imprimir