A equipa do IPAV esteve no Quénia numa missão repleta de impacto

A equipa do IPAV esteve no Quénia durante dez dias.

Um dos momentos do programa passou por encontros com os mais de 300 líderes Ubuntu quenianos. “Falei-lhes da importância de serem construtores de pontes, mas também semeadores de esperança”, conta Rui Marques, Presidente do IPAV. Parto com a convicção de que em breve ultrapassaremos aqui os mil líderes Ubuntu a serem a diferença que querem ver no mundo.”

Durante a viagem, a equipa descobriu várias iniciativas, desde projetos ligados ao combate às alterações climáticas, combate à radicalização de jovens, bem como de promoção do emprego , prevenção da gravidez precoce e combate ao uso de drogas.

A missão no Quénia incluiu ainda a visita à Universidade de Pwane, onde estiveram reunidos com a direção e alunos de mestrado. Puderam ainda conhecer o clube Ubuntu e ouvir testemunhos de líderes que iniciaram os negócios locais, a partir do empoderamento realizado pela Academia de Líderes Ubuntu.

✋ No condado de Mombasa, houve tempo para conhecer a Universidade de Mombasa e para escutar líderes Ubuntu, que apresentaram as suas apreensões para o futuro do território. Em Taita Taveta, a equipa ficou a par das iniciativas que os líderes Ubuntu têm iniciado, conheceram a Universidade Taita Taveta, assim como o Clube Ubuntu que foi criado.

O IPAV dinamizou ainda um ChangeLab sobre Turismo e Património Cultural, em Mombaça, com a presença de 21 stakeholdders da região. Esta iniciativa é liderada pelo Camões, I.P. e insere-se nas atividades do IPAV no âmbito do projeto GoBlue financiado pela União Europeia para o bloco económico da costa do Quénia. O workshop intitula-se "Changing the Story" e é o ponto de partida para a redação do Plano Estratégico e de Ação dos seis condados da costa do Quénia (Kwale, Mombaça, Taita Taveta, Kilifi, Tana River e Lamu), para o Turismo e Património Cultural.

A metodologia participativa adotada permitiu que os participantes estivessem focados na construção de um modelo lógico que desse o devido relevo ao mapa conceptual dos problemas e se centrasse, depois, nos resultados e impactos desejados de uma intervenção de governação integrada neste domínio. Além disso, esta abordagem permitiu que fossem estabelecidas as bases para planos estratégicos e operacionais, que se revelem coerentes e interligados.

Nas palavras de Rui Marques, Presidente do IPAV, esta visita luso-queniana, traçou um caminho de “cooperação centrado na construção de uma estratégia para os próximos dez anos em torno do Turismo e Património Cultural. São, pois, outros os desígnios que nos unem aos quenianos e que nos motivam neste caminho partilhado. Muitos e bons desafios se alinham para o futuro”.

Durante a viagem, da qual fez parte a visita a várias Universidades da região, foi assinado um protocolo de colaboração em todos os estabelecimentos de ensino superior, com o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Leiria, formando a Kenyan-Portuguese Academic & Innovation Alliance.

IPAV

O IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA é uma associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como organização de utilidade pública (IPSS) e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que tem por missão a promoção da dignidade humana, estando, em Portugal e no mundo, entre os líderes em inovação social, para a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade na diversidade”.

Contactos

Para mais informações sobre o IPAV e os seus projetos, pode contactar-nos pelos seguintes meios:

Geral: secretariado@ipav.pt
  Faturação: daf@ipav.pt